O Digitalista 2019 contará com seis palestras e dois debates, com a participação de especialistas da área e jornalistas. Eles subirão ao palco com conteúdos de alto nível.
Confira abaixo a programação*:
Manhã
07:30/08:15 – Credenciamento
08:30/09:10 – Palestra “De vilão a salvação: como o Marketing Digital está reinventando os jornalistas”
Almir Rizzatto, jornalista, idealizador do Digitalista 2019 e fundador da agência RZT Comunicação. Já passou pelas redações da Folha Online (hoje Folha.com) e do portal Terra, veículos nos quais ocupou cargos de redator, repórter, sub-editor e editor. Hoje, além do trabalho à frente da RZT, atua como consultor e instrutor de cursos. Com seus três treinamentos (Marketing Digital, Redes sociais e SEO para jornalistas), já capacitou mais de 500 profissionais de todo Brasil.
09:20/10:00 – Palestra “Copywriting: o que é e por que jornalistas precisam aprender isso”
Frederico Rosas, jornalista e copywriter apaixonado por boas histórias e novas formas de contá-las. Desde 2015, quando passou a integrar o time da Empiricus, se dedica com entusiasmo à aplicação de técnicas e estratégias de copywriting no Brasil, com experiência de head da área na Inversa Publicações e Empiricus Portugal. Foi editor-chefe do serviço em português da Agência Efe e trabalhou também para o El País e as agências Reuters e Lusa no Brasil. Como repórter, acumula ainda passagens pelos jornais Diário de S.Paulo e Lance e pelo portal Terra. Prêmio BBVA/Semana O Estado de S.Paulo de Jornalismo (2002) com pós-graduação pela Universidade de Navarra (Espanha).
10:10/10:50 – Palestra “Como usar bem (ou se tornar) um influenciador digital”
Sandra Bonani, Sócia e Diretora de Influência na agência Trama. É responsável pela criação de estratégias de relacionamento com influenciadores, análise de sinergia com as marcas, pesquisa, recrutamento, negociação e contratação. Há 25 anos desenvolve projetos em gestão de comunicação corporativa para grandes marcas como Danone, Grupo Arcor, Solvay Industria Química, Laboratório Novo Nordisk, Warner Lambert, Liquigás, Transpetro, entre outras.
11:00/12:00 – Debate/painel “Como lidar com as fake news e fazer jornalismo na era digital”
Allen Chahad, jornalista, atual chefe de redação de Jornalismo TV da Band e coordenador de integração dos veículos do Grupo Bandeirantes. Com mais de 18 anos de experiência em veículos da grande imprensa, tem passagens pelo Portal Terra (gerente de conteúdo) e Jovem Pan (diretor de conteúdos digitais). Liderou a participação do Grupo Bandeirantes no Comprova (www.projetocomprova.com.br), projeto que reuniu jornalistas de 24 diferentes veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas durante a campanha presidencial de 2018.
Isabela Pimentel, jornalista e especialista em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Já atuou em empresas multinacionais, como a Fresenius Medical Care (FMC), e nas áreas de Ciência, Saúde e Tecnologia, como Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (PROTEC) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Thaís Lima, jornalista e editora de redes sociais no portal G1. É também especialista pela USP, com pesquisa voltada para o entendimento do consumo de informação e como ele é impactado pelo digital.
12:00/13:30 – Almoço
Tarde
13:30/14:10 – Palestra “Como jornalistas podem criar conteúdos incríveis nas redes sociais”
Tati Apolinario, Gestora de Relacionamento da mLabs, professora de Marketing Digital e há mais de 15 anos na área de comunicação e na criação de conteúdos online, redação publicitária e atendimento.
14:20/15:00 – Palestra “Jornalismo, entretenimento… Como clubes brasileiros viraram cases mundiais no YouTube”
Arnaldo Hase, jornalista e diretor da empresa Soccer Media. Como gerente de Comunicação do Santos, participou da gestão de Comunicação do craque Neymar e construiu o conceito da Santos TV. Posteriormente, criou a TV Palmeiras, a TV Goiás e a FlaTV. As TVs administradas por ele são as líderes no Brasil e as únicas fora da Europa a terem superado a marca de 1 milhão de inscritos no Youtube. Como pesquisador, monitora TVs de Clube do mundo inteiro.
15:10/15:50 – Palestra “Newstelling – Como jornalistas podem usar o Storytelling para encantar nesta era digital”
Fernando Palacios, pioneiro do Storytelling no Brasil e professor ESPM no Centro de Inovação e Criatividade, onde ministrou o primeiro curso universitário sobre Storytelling e Transmídia. É autor do Guia Completo do Storytelling, o livro mais profundo e detalhado sobre o assunto em língua portuguesa. Desde 2010 já treinou mais de dez mil alunos em universidades, cursos in-company e em outros países como Londres, Holanda, Portugal e Peru. Em 2013, foi premiado com o Widbook Top Authors e, em 2017, reconhecido com o World’s Best Story Tellers Award durante o maior congresso mundial de Recursos Humanos.
16:00/17:00 – Debate/painel “Desafios e oportunidades das agências e assessorias na transição para o digital”
Cinthia Martins, jornalista e empreendedora. Pediu demissão de uma agência para fundar a sua própria, com soluções em Marketing Digital, e já acumula quase uma dezena de clientes em menos de um ano.
Daltro Martins, presidente da ABRADi-SP (Associação Brasileira de Agentes Digitais de São Paulo), vice da ABRADi Nacional, consultor em operações digitais e diretor executivo Digital da RPMA.
Fernando Viberti, jornalista, sócio-diretor da Conteúdo Online, agência especializada na produção de conteúdo. Participou de mais de 2.500 projetos digitais, entregando cerca de 35.000 conteúdos.
17:00/17:30 – Encerramento e sorteio de brindes
* Sujeita a alterações.